14 de outubro de 2011

O BOM EXEMPLO

Um garoto observa sua mãe com três pequenas sacolas que leva até o cesto de. Curioso como é, pergunta:
- Mãe, porque você não coloca tudo numa sacola maior?
- Meu filho, olha só: aqui eu tenho um saquinho com papel, outro com cascas de frutas e o terceiro tem embalagens plásticas.
- Mas porque, isso é lixo mesmo, não é mais fácil tudo num “sacolão” bem grande?
- Não para as pessoas que trabalham pra separar depois. O caminhão do lixo recolhe tudo e leva para a usina de reciclagem. Lá, têm pessoas que separam tudo para ser reciclado.
- Mas o que é reciclar?
- Por exemplo, todos os papéis que são jogados no lixo, são colocados juntos e com eles são feitos papel novo para que a gente possa usar.
- Mas porquê a gente precisa reciclar?
- Pra que a gente tenha papel precisamos derrubar árvores. Cada caderno que você usa na escola precisa de várias para estar ali, quando se recicla o papel não precisamos cortar árvores. Imagina se um dia não tiver mais árvores, o que você acha que vai acontecer?
- Daí a gente não vai mais ter caderno para estudar.
- Verdade, mas não é só isso. Precisamos das árvores para viver também. Quando você respira, solta um ar que as árvores precisam para viver, quando as árvores respiram, soltam um ar que você precisa para viver, ou seja, um não vive sem o outro.
- Agora entendi mamãe! Melhor a gente reciclar então para eu poder respirar.
- Isso aí meu filho, muito bom. Mas isso não é tudo, não adianta você reciclar se seus amigos não reciclarem. Todos precisamos fazer isso, mas sabe como a gente ensina as outras pessoas?
- Como mamãe?
- Dando exemplo.
 
(texto inscrito no concurso de minicontos da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates